quinta-feira, 17 de maio de 2012

Assinatura da Ordem de Serviço do PSF (Posto de Saúde da Família) da Localidade de Base

A Prefeitura Municipal de Pacajus, Prefeito Auri Araripe, Secretaria de Saúde, Secretário Dr. Mário David Paula Freitas e Câmara dos Vereadores realizaram no dia 16 de maio, na comunidade de Base a Assinatura da Ordem de Serviço do Posto de Saúde da Família – PSF da localidade da Base. Essa comunidade no momento é assistida pela Equipe de Saúde da Família do Alto da Boa Vista, que obedece a um cronograma fixo com 01(um) atendimento semanal na promoção e prevenção a saúde.
Os atendimentos são realizados em um prédio onde funcionava uma escola pública, sem condições favoráveis para um atendimento de qualidade, estrutura hoje utilizada como ponto de apoio da Equipe. Nos dias em que a equipe se desloca para comunidade, são realizados atendimentos médicos e de enfermagem, contribuindo ao acesso dessa população às ações e serviços preventivos, individuais e coletivos realizados pela estratégia da Saúde da Família, porém nota-se a necessidade da efetiva implantação de um serviço exclusivo para a comunidade considerando que se trata de um grupo que vive em situação de vulnerabilidade social.
Há propostas de melhorias das condições assistenciais de promoção e prevenção a saúde através da qualificação de uma Equipe de Saúde da Família exclusiva para essa comunidade. E considerando que a Equipe de Saúde da Família que atender essa população recebe o incentivo adicional de 50% acima do valor do recurso normal, em virtude do devido reconhecimento e identificação deste povoado como comunidade quilombolas pela Fundação Cultural de Palmares, publicado no Diário Oficial da União em 07.06.2005, e a Portaria do Gabinete do Ministro da Saúde sob nº 90 de 17 de janeiro de 2008, que habilitou essa comunidade a fazer jus a essa vantagem.
Outro salto de qualidade é que a comunidade terá acesso garantido aos serviços de saúde bucal, visto que a Unidade Básica de Saúde a ser construída dispõe de Consultório Odontológico.
Pensando em garantir na íntegra o acesso da população aos serviços de saúde na Atenção Básica é que a Secretaria Municipal de Saúde com apoio irrestrito da Administração Municipal Prefeitura de Volta para o Povo através do Exmo. Sr. Prefeito Auri Araripe pleiteou junto ao Ministério da Saúde o recurso financeiro proveniente do PAC 2 no valor total de R$ 200.000,00 (Duzentos mil reais), repassado pelo Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde para a concretização de uma sonho tão esperado por essa comunidade. O Posto de Saúde da família da Comunidade de Base terá em sua instalação a seguinte estrutura.
    01 (uma) Recepção com 9 m2
    01 (uma) Sala de Espera com 15 m2
    01 (um) Consultório Médico com 18 m2
    01 (um) Consultório de Enfermagem com 18 m2
    01 (um) Consultório Odontológico com 12 m2
    01 (uma) Sala de Procedimento (Administração de Medicações, e outros) com 09 m2
    01(uma) Sala exclusiva de vacina com 9 m2
    01(uma) Sala de Curativos com 9 m2
    01(uma) Sala de Reuniões com 20 m2
    01(uma) Copa/Cozinha com 4,5 m2
    01(uma) Área de depósito de materiais de limpeza com 3 m2
    Sanitários para o público, adaptado para deficientes físicos com 3,2 m2
    Banheiros para funcionários com 4 m2
    Sala de utilidades/apoio à esterilização com 4 m2
    Depósito de lixo com 4 m2
    Abrigo de resíduos sólidos (expurgo) com 4m2
ÁREA TOTAL MÍNIMA COM 20% PARA CIRCULAÇÃO 253,24 m2







Ø  Informações: Secretaria de Cultura, Secretaria de Saúde e Alex Montenegro
Ø  Redação: Edson Freitas
Ø  Fotos: Wilker Muniz
Ø  Data: 16 de Maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário